top of page
Buscar
  • Foto do escritorEduardo Garcia

A procrastinação é a maior de todas as causas dos fracassos

Eu é que não me sento com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar"...(filósofo Raulzito)


Mas a maioria das pessoas fica sim, parada, inerte diante dos próprios objetivos, esperando que as conquistas lhe caiam do céu. E reclamam da vida, da falta de sorte e de quão são desassistidas pela divindade.


As pessoas procrastinadoras perderão espaço para as pessoas proativas, seja nos relacionamentos, no mundo corporativo ou até mesmo no supermercado quando só há uma lata de atum na prateleira e mais de um cliente quer comprar.


Vou lhes dizer quais as três razões que fazem procrastinar: a falta de clareza em relação aos objetivos, a falta de responsabilidade pelos resultados e o imediatismo para gozar da conquista.


A falta de clareza nos objetivos impede que você saiba exatamente onde quer chegar e quais as forças necessárias para isso. Por exemplo, quero uma casa na praia. Isso apenas parece um objetivo mas perceba: quero uma casa em Peruíbe, na avenida da praia, com 3 quartos, piscina e churrasqueira. Note a diferença. Com todos esses detalhes, nós sabemos exatamente o que queremos e, portanto, temos mais clareza sobre os esforços para  conseguir e consequentemente, temos mais motivação para juntar recursos  a fim de comprar a tal casa. Procrastinadores não sabem exatamente o que querem então, adiam as ações para conseguir.


A confiança é aquele sentimento de "certeza' de que vai conseguir e, essa sensação vem da auto responsabilidade. Sou "Eu' que vou comprar a casa. Eu preciso ganhar dinheiro, Eu vou trabalhar mais. Eu vou economizar. Eu vou procurar as melhores oportunidades. Eu, eu e sempre eu. Procrastinadores costumam crer que "o acaso  vai proteger" e fazer acontecer "de fora para dentro". Pessoas de sucesso sempre trazem para si a responsabilidade e as conquistas.


A terceira causa da procrastinação é o tempo, a distância entre a ação e o resultado pode ser muito grande e, isso desestimula. Por isso, procrastinadores não se movem.   Muitas sementes são plantadas agora para que as árvores deem frutos apenas daqui há muito tempo. É necessário agir pelo prazer da conquista futura. Há pessoas que não poupam dinheiro hoje porque não percebem que lá na frente, colherão os resultados financeiros do presente.


Chamo de proatividade o comportamento oposto à procrastinação. É a capacidade de pensar a diante, agir antes que haja problemas e plantar bons resultados.

Proativos sempre terão vantagens sobre procrastinadores.




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page